Uma imagem moderna sobre Deus

Nessa artigo, meus irmãos gostaria de discorrer um pouco sobre a imagem de Deus que muitas pessoas tem, independente de suas denominações, é verdade que essa imagem é bastante forte entre os carismáticos, mas não penso ser apenas com eles. Após isto, gostaria de contrastar com a Bíblia. Então, vejamos algumas dessas características:

Deus seria incoerente

Isso mesmo, Deus parece ser incoerente.  Mas por quê? A Bíblia é a revelação de Deus, onde nós aprendemos sobre o caráter de Deus e o que Deus requer de nós, Mq 6.8. Sabemos ainda que ela é inspirada por Deus, para tornar o homem de Deus perfeito II Tm 3.16, 17. (Apesar de que nesse texto, Paulo se referia apenas ao Antigo Testamento, que era o que estava escrito na época de Timóteo, mas por fé, entendemos que o Novo Testamento também é inspirado e é a Palavra de Deus revelada a nós).

Ora, mas até aí, nenhuma incoerência! Justamente, a incoerência esta no fato de Deus ter revelado sua Palavra a nós, para nos conduzir à santidade, para lhe emularmos o caráter e alguns cristãos acreditam ainda que Deus ainda fala através de pessoas hoje em dia, entregando novos oráculos e revelações. Eis a incoerência, se Deus usou seus servos para nos transmitirem sua Palavra expressa e concluiu essa obra, é por que para Deus a obra estava perfeita e mais do que suficiente, pois sabemos que em Deus não há engano (Nm 23.19), afinal, não fosse a Bíblia suficiente, poderíamos atribuir má fé e engano a Deus, mas Deus é santo e n’Ele não há engano. Logo, sua Palavra é mais do que suficiente para guiar o homem durante toda sua vida. Portanto, se Deus deu sua revelação como encerrada, como Ele ainda se revelaria hoje em dia? Um dos lemas da reforma protestante é Sola Scriptura, que significa a suficiência das Escrituras, nela podemos encontrar tudo o que precisamos para viver nossas vidas. Então, alguns cristãos até confessam nominalmente a suficiência das Escrituras, mas ao buscar oráculos além delas, negam-lhe a suficiência, e na verdade, a incoerência está neles.

Deus não é Soberano

Esse, também é bem recorrente. A expressão máxima dele é “vontade permissiva de Deus”, ou seja, Deus não queria que algo acontecesse, mas permitiu. Essa figura parece mais a do pai condescendente do que a de um Deus Soberano que está acima de tudo e de todos. Ora, Jó afirma que Deus pode tudo, isto é, é Todo-Poderoso, e que nenhum de seus propósitos pode ser impedido, Jó 42.2.  Ainda, Deus faz tudo o que lhe agrada, Sl 115.3. Deus é imutável, sabe tudo, inclusive todo o futuro e cumpre todos os seus propóstos, Is 46.9,10.  Isto também contraria o teísmo aberto, no qual Deus não sabe o futuro. Muito pelo contrário, Deus é Soberano, mas as pessoas parecem não entender o que isso significa, significa que Deus é Rei acima de tudo e de todos e que sua vontade é absoluta, Sl 103.19, Sl 135.6, Pv 19.21, Pv 21.30. E por último, Salomão ainda afirma que Deus criou tudo de acordo com o seu propósito, até o perverso para o dia da calamidade, ou o ímpio para o dia do castigo, Pv 16.4. Ora, ainda há muitos mais textos na Bíblia afirmando a soberania de Deus! E veja que Deus grande e glorioso é o que nos salvou e redimiu! Glória ao seu nome, afinal, para Ele são todas as coisas, Rm 11.36. Logo, tudo que ocorre é de acordo com a expressa vontade de Deus, nada acontece fora de sua vontade ou desígnios soberanos. Uma música do cantor João Alexandre se refere a Deus como um tapeceiro e a vida como uma obra de tapeçaria, ora, Deus é o tapeceiro e que faz a obra como sua vontade e de forma com que lhe agrade! Aleluia! Quão imenso é este Deus!

Portanto, irmãos sigamos em dedicação à leitura da Bíblia, pois é através dela que aprendemos sobre Deus, este Deus tremendo conforme acabamos de ver e aprendemos também o que Ele requer de nós.

Anúncios
Uma imagem moderna sobre Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s